Pesquisar no blog

Mas afinal o que é JOOMLA ! ?



Joomla! (pronuncia-se djumla) é um CMS (Content Management System) desenvolvido a partir do Mambo. É escrito em PHP e roda no servidor web Apache ou IIS e banco de dados MySQL.

Teve a sua génese em 2006 num processo de separação entre a equipa de programadores do Mambo e a empresa Miro, detentora dos direitos sobre o Mambo. A separação ocorreu porque a empresa Miro transferiu o controle do Mambo para uma fundação a Mambo Foundation onde os programadores teriam apenas uma participação passiva e pouco representativa. Os programadores, preocupados com a integridade do projecto e com o futuro dos utilizadores, não aceitaram e criaram o Joomla 1.0, também open source a partir do código fonte do Mambo 4.5.2.

Logo após o primeiro ano de existência, o Joomla! tornou-se o CMS em maior expansão, sendo provavelmente o CMS mais procurado, com a maior comunidade e mais recursos disponíveis. A grande vantagem do Joomla é diversidade de extensões disponíveis friadas npor inúmeros programadores não necessariamente os criadoree do projecto. Componentes, módulos e plugins são actualizados constantemente e possuem grande valia para profissionais de web interessados em um site bem feito.

O Joomla é um projecto de código aberto (licença GNU/GPL) e a sua última versão estável é a 1.0.13 e Joomla .1.5. Instalar o Joomla é relativamente simples e requer apenas conhecimentos básicos de informática, sem necessidade conhecer nenhuma linguagem de programação. Com um servidor de internet e uma base de dados, é possível obter um site completo, sem erros e seguro.

Componentes - adicionando funcionalidades ao site
O conceito de componentes do Joomla! talvez seja uma das grandes vantagens em relação à maioria dos CMS disponíveis. O componente é uma forma de gerir conteúdos ou agregar funcionalidades muito específicas que não seria possível com as funções padrões do Joomla!

Por exemplo: O componente Web Links permite gerir a área de links do site. O componente Faixas publicitárias permite gerir anúncios, alterando aleatoriamente e contando o número de cliques.

Existem centenas (ou milhares) de componentes como galerias de fotos, sistemas de tradução, gestores de formulários, sistemas de fóruns, etc. Grande parte dos componentes são gratuitos (GNU GPL), porém alguns possuem licença comercial (geralmente são de baixo custo).

Caso não exista um componente adequado à necessidade do site, pode ser feita a adaptação de um componente existente ou pode-se criar um componente específico.

Vantagens de utilizar o Joomla!
Dentre os vários CMS disponíveis na web, o Joomla!, criado em 2006, tornou-se um dos mais populares, com uma comunidade actuante e crescente. Está fora do escopo deste artigo apresentar argumentos para adopção do Joomla!, mas podemos enumerar alguns muito importantes:

Joomla! é decididamente software livre e não haverá alterações de modelo (isto é, vai continuar disponível gratuitamente);
Existem vários milhares de módulos e componentes disponíveis;
A popularidade do Joomla! cresce rapidamente bem como a sua comunidade de utilizadores;
A equipa responsável Joomla!, está fortemente comprometida com o projecto e está disposta a modernizar o software continuamente;
É um dos CMS com mais recursos disponíveis e de fácil utilização;
Foi escrito com PHP e MySql, dois dos softwares open source mais populares da Internet.
O Joomla! é uma ferramenta de CMS muito poderosa, prova disto são os prémios recebidos além de possuir uma comunidade activa, que está sempre a desenvolver inovações.

Um comentário:

  1. Muito bom o Joomla, mas apesar de não necessitar de nenhum conhecimento de linguagem de programação, percebi que há necessidade de conhecer o programa joomla para saber como administrar este CMS.

    ResponderExcluir