Pesquisar no blog

Como começar como Web Designer Freelancer


Toda a gente sabe que o início de atividade por conta própria, em todas as áreas possíveis, não é fácil. Muitos podem tentar a sua sorte, mas com as dificuldades que nos deparamos muitos desistem e seguem outro caminho. Não existe uma fórmula mágica para tornar tudo simples e ser milionário em 2 dias mas pode-se recolher algumas dicas e tirar um ensinamento daquilo que se sabe.

O primeiro que se deve fazer é divulgar o máximo possível o nome, e o que já foi feito, ninguém irá contratar o seu trabalho se nunca ninguém ouviu falar de si e do que é capaz de fazer. Para isso o investimento inicial não será muito pois a maioria do que precisa é de conhecimentos e habilidades.
Precisa inicialmente de construir o seu portfólio online (de preferência), e de ter os seus cartões-de-visita.

Não vou voltar a referenciar tudo aquilo que tem que fazer para colocar o seu portfólio online, porque quem vai começar nesta área já sabe tudo o que tem que fazer, vamos passar essa etapa a frente! Uma coisa que eu não posso deixar de relembrar é a importância de salientar os seus contatos, é importante que o cliente sabe como o pode contatar para fechar negócio ou simplesmente pedir um orçamento.
Quanto aos cartões-de-visita para começar faça algo simples onde tenha bem visível os seus contatos, o seu portfólio online e uma pequena informação dos serviços que disponibiliza. Pode fazer você mesmo, ou pagar a alguém para fazer, mas uma coisa simples até em casa pode imprimir para poupar no investimento inicial.

Vamos agora falar naquele que é talvez o ponto mais complicado de todo o início de atividade: encontrar clientes. Pois bem, é irresponsabilidade da parte do Freelancer se pensa que os clientes vêm ter com ele sem este ter qualquer trabalho, e isso só irá fazer com que comece a desesperar com falta de clientes e consequentemente falta de dinheiro para as suas despesas.
Para encontrar clientes pode avançar de diversas forma, uma delas talvez poucas pessoas se lembrem mas é a atividade mais antiga. Pegar nas páginas amarelas e procurar empresas sem Website, normalmente a empresa mesmo sem WebSite possui e-mail e pode assim chegar ao contato com os gerentes/donos das mesmas. Claro que isso pode não acontecer e talvez um contato telefónico não seja mal pensado (para isso é mais rentável se tiver um telefone fixo com chamadas grátis para redes fixas). Faça isso para algumas empresas por dia, e vai ver que começa a ser contato para pedirem orçamentos e até quem sabe começar a trabalhar com essa empresa.

Até aqui falamos de empresas que não possuem Website, e aquelas que possuem mas que se encontra desatualizado, feito e até disfuncional? Obvio que deverá contatar essas também.
Pode tentar também pesquisar apenas na sua zona de residência, e fazer um “calendário” de reuniões e apresentar-se diretamente a empresa, quem sabe se o contato direto não terá mais sucesso? Não custa tentar. Lembre-se sempre de deixar o seu cartão-de-visita em todas as visitas que faz, a empresa pode não precisar agora mais poderá precisar no mês seguinte ou por aí adiante.

Claro que estas são realmente as dicas mais básicas para começar como WebDesigner Freelancer.

Muito mais deverá ser feito para que se torne um WebDesigner de sucesso, mas isso virá com o tempo e com a experiência. Uma coisa muito importante que deve tentar manter desde o primeiro dia é a organização, a sua agenda deverá andar sempre consigo, e nunca, mas nunca mesmo andar sem cartões-de-visita pois nunca se sabe quando podem surgir boas oportunidades de negócio.


Agradeço a todos, com ou sem experiência, que deixem a opinião, e até o testemunho pois só assim vamos conseguir ajudar-nos mutuamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário