Pesquisar no blog

7 Táticas para Mandar Embora (e deixar Irritados) seus Visitantes.

É um mito popular que 7 é o número da perfeição. Pois bem, com a evolução e o amadorismo que ronda a Internet foi até difícil escolher dentre as centenas de maneiras de irritar os visitantes do seu site. Selecionei algumas das melhores. Se você tem como objetivo irritar e mandar embora os internautas que navegam em seu site, utilize-as e você estará atingindo a sua meta com perfeição. Agora, se você quer realmente ver o seu site crescer e dá valor ao investimento que fez para manter seus clientes fiéis e trazer novos, priorizando o bem da imagem e da saúde financeira de sua empresa, evite-as.

1. Crie uma página bem longa. Coloque várias imagens grandes no meio do texto, de forma que mesmo que o visitante tenha acesso à banda larga, ele demore alguns minutos para baixar a página. Acrescente um fundo musical a sua página. Se utilizar Flash, melhor. Coloque aquela MP3 que só você gosta e não se esqueça de excluir os controles de volume de sua página. Assim ele começará a pensar em ir embora, ou então procurará desesperadamente pelo controle de volume do seu Windows, numa tentativa de desativar o som da página que ele acaba de carregar.

2. Faça com que a página acima citada seja apenas uma “Splash Page”. Aquelas páginas que se abrem antes do site realmente entrar, perguntando se queremos ver o site utilizando Flash 4, ou Flash 5, ou se preferimos ver o site em DHTML, com frames, em Java, etc. Mas a pessoa que está visitando o seu site talvez nem saiba o significado dessas siglas. O que ele quer ver é o conteúdo de sua empresa. E até agora ele não viu nada! Será que agora ele vai embora?

3. Não, ele ainda está lá! Ansioso para conhecer o seu site. Mesmo sem saber o significado das complicadas siglas colocadas na “Splash Page”, ele clica na primeira que vê. Finalmente ele está no caminho certo para o seu site. E agora o que fazer para irritá-lo um pouco mais? Que tal umas “pop ups”? Aquelas famosas janelas de anúncio que aparecem na sua tela quando visitamos alguns sites grandes, ou mesmo os pequenos. Pode acontecer em alguns casos, que mesmo tentando fechá-las, elas se multipliquem. Digamos que o Internauta esteja de bom humor e tenha desviado das armadilhas, talvez ele ainda esteja em seu site.

4. Finalmente ele começa a ler o conteúdo da sua página. Observa os links mal organizados e escritos naquela fonte que se confunde com o fundo. Mas isso são problemas mínimos, considerando o que ele já passou. No entanto, ele quer se cadastrar e receber a sua newsletter. Complique mais um pouco aqui, para ver se ele desiste. Coloque um cadastro extenso, com informações sobre seus hábitos, os da família, renda mensal, e ainda acrescente um script para verificar se todos os dados foram digitados. Porém, não mostre o formato correto das informações. Dessa forma, ele fica tentando enviar o seu cadastro e não consegue.

5. Cadastro concluído, o usuário conseguiu! E agora? Por que não colocar umas plugins para fazer o download e instalar? Ele já teve que atualizar a sua versão do Flash para entrar no seu site de última geração, provavelmente ele iria odiar ter que baixar mais três. Ou quem sabe nem tem muito conhecimento de informática, talvez não tenha a mínima idéia de como fazer a instalação das mesmas. Não se esqueça de fazer com que tudo aconteça de forma automática, para que quando ele se der por conta do que está acontecendo já esteja muito confuso e com vontade de fechar todas as janelas e ir tomar um café.

6. Você quer ser um profissional do marketing negativo? Coloque todo o conteúdo do seu site numa tabela, bem larga. De maneira que para ler qualquer frase, o usuário tenha que rolar a tela. Você pode irritá-lo mais ainda se colocar um texto bem colorido, num fundo escuro, de forma que a leitura fique bem cansativa.

7. Nossa! Numa amostra sobre-humana de paciência, o internauta ainda está em seu site! Mostre para ele que consegue mandá-lo embora. Utilize um script para abrir o seu site numa nova janela, sem os botões padrão do Internet Explorer ou Netscape. Desative também as funções do botão esquerdo do mouse. Nossa, isso deixa qualquer um maluco. Fazendo isso você evita que ele:

- Adicione seu site na pasta Favoritos
- Consiga voltar, já que você também retirou o botão padrão
- Consiga mais abrir os links numa nova janela
- Também não consiga atualizar a página caso algum problema tenha ocorrido
- Imprimir e enviar o seu site para algum amigo.

Provavelmente o seu cliente em potencial teria ido embora do seu site no item 1 ou, no máximo, no 2. Brincadeiras à parte, antes de utilizar qualquer nova tecnologia ou algo que seu webdesigner “ache” que é legal, analise bem. Pode prejudicar seriamente a imagem de sua empresa e seus negócios. Você mesmo já deve ter passado apuros semelhantes aos que descrevi acima. Navegue em seu site com olhar crítico. Escolha um bom estúdio de webdesign, afinal o nome da sua empresa custou a ser criado. Ou então, mande embora, e irritados, os seus clientes utilizando as 7 táticas acima descritas e sofra as conseqüências.
Texto extraído deste site:
http://www.esaber.com.br/ver_artigo.asp?codigo=844

Nenhum comentário:

Postar um comentário