Pesquisar no blog

Criando uma Galeria de Imagens usando Dreamweaver e Fireworks (simultaneamente)

Você sabia que é possível criar galerias de fotos para Web simplesmente com alguns cliques? Não!? Pois esse tutorial irá ensinar como fazer isso usando o Dreamweaver MX, software de edição de páginas desenvolvido pela Adobe. Importante: é preciso ter o Fireworks instalado para que este comando funcione corretamente.

1. Crie um novo documento e no menu selecionar Arquivo -> Salvar. Renomeie o arquivo como index.htm.

2. Agora no menu Comandos escolher a opção 'Criar álbum de fotografias na Web'.

3. A seguinte janela será aberta:

Será apresentada a função de cada opção acima. Para facilitar o aprendizado elas serão identificadas por letras ao lado:

A - Nesta opção é definido como será o título do álbum e este título ficará no topo da página que será criada. Ex: Fotos da Família.

B - Informações de sub-cabeçalho: uma pequena descrição do "tema" das fotos. Ex: Viagem ao Rio de Janeiro.

C - Neste campo podem ser inseridas mais informações sobre as fotos. Ex: Apenas as melhores fotos foram selecionadas.

D - No campo 'Pasta das imagens de origem' pode-se clicar no botão 'Procurar' e definir a pasta na qual as fotos estão armazenadas.

E - Local onde ficarão todos os arquivos usados. É recomendável que seja em alguma sub-pasta da pasta que contém o arquivo "index.htm" criado anteriormente.

F - Quando a galeria for criada, as fotos serão exibidas em um tamanho pequeno (miniaturas) em uma tabela e ao serem clicadas ficarão no tamanho original. Neste campo é definido qual o tamanho dessas miniaturas e vale lembrar que as medidas são sempre em pixels. Na caixa ao lado seleciona-se o nome do arquivo a ser exibido ou não abaixo de cada miniatura; em alguns casos os arquivos têm nomes como 210802.jpg, então é recomendável não selecionar essa opção.

G - É definido o número de colunas da tabela de miniaturas: cinco é um tamanho apropriado.

H - Agora é determinado qual o formato de arquivo as miniaturas terão. Para ganhar velocidade é recomendado escolher a opção GIF - mas se o objetivo é qualidade, inclusive nas miniaturas, escolha JPEG.

I - Como as fotos serão copiadas para uma nova pasta, deverá ser definido qual o formato usado no arquivo em seu tamanho natural: o ideal é escolher a opção JPEG - Melhor qualidade.

J - Essa opção é algo extremamente útil: ela criará opções para navegar entre as fotos em todas as páginas, portanto é recomendado deixá-la selecionada.


Finalmente clicar em OK: o Fireworks e o trabalho serão iniciados. Esse processo pode demorar alguns minutos de acordo com a velocidade do computador usado.

Depois de finalizado o Dreamweaver será maximizado novamente e avisará que o álbum foi criado com sucesso. Agora o arquivo deverá ser salvo e visualizado no navegador preferido. O resultado será esse:


(essa imagem usada como exemplo foi tirada do arquivo de ajuda do Dreamweaver)

É nítido que o computador fará quase todo o trabalho. Pronto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário