Pesquisar no blog

6 Mitos do SEO


Há muitas coisas que você deve achar que sabe de SEO, mas não sabe. Muita coisa muda com o tempo, veja alguns mitos sobre SEO antes de se tornar um fera no assunto:

1. Meta Tag ajuda no ranqueamento
Nem falso, nem verdadeiro. Existem duas meta tags mais famosas: a Meta Description e a Meta Keywords. Essa meta keywords não é mais relevante, e não chega nem a ser analisada. Mas não seja radical e ignore todas! A meta description continua sendo muito importante: as descrições constituem o texto que aparece abaixo do link nos resultados de busca e com uma boa descrição, mais usuários clicarão no seu link ao invés de clicarem no link do concorrente.
meta description e1370969610911 6 Mitos do SEO: Quais Você Acredita?Figura 1: Meta Description nos resultados do Google
Então esqueça das Meta Keywords que não trazem relevância e invista num bom texto para a Meta Description.


2. Quanto mais links, melhor
Falso. Em todos os updates mais recentes do algorítimo do Google, o gigante da busca priorizou a qualidade no lugar da quantidade. Os dias de ter milhares de links de má qualidade melhorando o “ranqueamento” do seu site acabaram; pelo contrário, ter essa quantidade de links pode inclusive fazer seu site ser penalizado por spam.
inbound links 6 Mitos do SEO: Quais Você Acredita?
Foque em obter links de sites relevantes para seus produtos ou serviços e que tenham links dentro de textos com conteúdo de qualidade. Uma crítica positiva de um produto seu num blog é mais valiosa que o link do seu site jogado num rodapé de uma página qualquer, sem sentido algum. Por isso, apenas links coerentes com a sua proposta deixarão seu site bem ranqueado.

3. Sites precisam ser submetidos
Falso. Os websites não precisam ser submetidos para serem encontrados. Se existirem links em outros sites para ele, seu site será rapidamente descoberto pelo Google. Ser indexado é o primeiro passo para alcançar melhores posições no ranking do Google. Você pode optar pelo oposto, caso queira ficar invisível perante os crawlers.

4. O Google prefere keywords no domínio
Falso. No passado o Google parecia colocar uma ênfase desproporcional nas palavras-chaves contidas no nome do domínio (nome do site). Por exemplo: www.ateliedepintura.com.br certamente estaria bem no ranking numa busca por “ateliê de pintura”. Porém isso mudou. Se o www.ateliedepintura.com.br for, de fato, o site com mais qualidade de conteúdo do assunto, ele ficará no topo das buscas, independente do seu domínio.
Muitas pessoas acham que quanto maior for a densidade uma palavra-chave dentro de uma página, maior será o seu potencial para ranquear para uma palavra-chave. Um grande engano. Inclusive, o tiro pode sair pela culatra. Palavras-chave devem apenas ser usadas quando for necessário e de forma estratégica dentro do texto. Exagerar no uso delas pode fazer com o que o seu site seja penalizado por fazer um famoso black hat conhecido como Keyword Stuffing.

5. PageRank ainda é importante
Verdadeiro. O PageRank do Google “ranqueia” de 1 a 10 cada website; quanto maior o número, mais alto ele está no ranking. Há anos esse número chamava a atenção dos experts em SEO, mas há tempos o algoritmo do Google se desenvolveu além desse indicador. O PageRank ainda existe, mas fatores como qualidade do conteúdo e experiência do usuário geralmente contam muito mais.
Da mesma forma que acontece com os Inbound Links: se você tem uma clínica de estética é melhor ter um link que venha de um blog de beleza com PageRank 4 do que de um site sem contexto com PageRank 7.

6. SEO são truques
Falso, falso, falso. Mesmo que exista muitos experts em SEO tentando trapacear o Google, essa não é a melhor das práticas. Pelo contrário, é chamada de Black Hat e não é recomendada. O bom SEO cria relevância e informação para o website, com conteúdo único e excelente experiência para o usuário, e encoraja o compartilhamento e distribuição do conteúdo que gera público e links para seu site.
magica 6 Mitos do SEO: Quais Você Acredita?

Nenhum comentário:

Postar um comentário