Você primeiro, claro, vai ter que assinar um plano de hospedagem num host com PHP e MySQL. Há uma lista com hosts gratuitos, mas que devem ser usados por sua conta e risco, pois não testei nenhum deles. Eu realmente indico que você procure uma hospedagem paga pelas inúmeras vantagens, inclusive suporte personalizado. Você pode tentar a Dreamhost, apesar de ter um serviço incrível o suporte é em inglês pois é um host internacional, você também pode pesquisar preços de hospedagem no Buscapé, essa parte de hospedagem é você mesmo quem tem que decidir.
Você vai ter que saber que o WP usa esse MySQL como banco de dados para armazenar tudo que você vai escrever e configurar. Para tudo funcionar você precisa criar um novo banco de dados no seu host. Geralmente você faz isso usando o PHPMyAdmin, mas se ao abri-lo não tiver a opção de criar um novo banco de dados você pode procurar a opção “Banco de dados MySQL” no seu painel de controle, é fácil. Se não achar, qualquer coisa você pode infernizar o suporte do seu host e perguntar onde que faz o novo bd. :P
No meu exemplo vou dar o nome de “meubd” (sem as aspas) ao banco de dados. O MySQL também vai pedir um nome de usuário e uma senha para esse novo bd. Vou usar “meuusuariobd” e “minhasenhabd” respectivamente, no exemplo.
Adendo: Os hosts têm, por questão de segurança, o costume de colocar o seu nome de usuário como prefixo do nome do seu bd. Complicou? Se o seu nome de usuário for “maria” então o nome do seu bd será “maria_meubd”. Então preste atenção ao nome do seu banco de dados assim que ele for criado.
Banco criado, baixe o zip no site do WordPress e descompacte os arquivos no seu PC. É preciso agora dizer ao WP as três informações do banco de dados recém criado. Dentro da pasta “wordpress” procure o arquivo “WP-config-sample.php” e abra no seu bloco de notas, você vai ver uns códigos bonitos que precisam ser modificados, não se assuste é muito simples.
Na terceira linha encontramos o seguinte texto:
define('DB_NAME', 'wordpress'); // The name of the database
Modifique ‘wordpress’ para o nome do banco de dados que foi criado anteriormente, nesse meu exemplo aqui vai ficar:
define('DB_NAME', 'meubd'); // The name of the database
As linhas que seguem no arquivo são:
define('DB_USER', 'username'); // Your MySQL username
define('DB_PASSWORD', 'password'); // ...and password
Há espertinho! Já deve saber o que fazer hein? Onde tem ‘username’ você vai mudar para o nome de usuário que você criou e o ‘password’ é a senha definida para o bd. Então no exemplo aqui vamos ter:
define('DB_USER', 'meuusuariobd'); // Your MySQL username
define('DB_PASSWORD', 'minhasenhadb'); // ...and password
Feito isso vá em Arquivo > Salvar como, salve o arquivo na pasta “wordpress” com o nome “WP-config.php”.
Agora é a hora de subir essa pasta para o seu servidor de hospedagem usando um programa de FTP. Recomendo o Filezilla ou o SmartFTP.
Com a pasta “wordpress” no ar mude o nome dela para “blog”, faça isso agora. Mudar o nome dessa pasta no futuro é possível, mas não é uma boa idéia, repito: não é uma boa idéia.
Nome da pasta escolhido? Então agora você finalmente precisa instalar o WordPress. Abra o seu navegador e acesse o endereço do seu blog, por exemplo www.meusite.com/blog. Vai aparecer um aviso em inglês pedindo pra você instalar o WP. Clique no link no final da frase e siga os passos.
“First Step”, depois preencha o campo com aquele que vai ser o título do seu blog e o outro com o seu e-mail. Antes de seguir dê uma verificada para ver se seu e-mail está correto. É só clicar em “Continue to Second Step”, o WordPress vai gerar uma senha aleatória e mandá-la para o e-mail especificado e criar suas tabelas no banco de dados e configurar-se sozinho. Deve aparecer a seguinte:
Seu nome de usuário é “admin” e a senha é o número aleatório que ele apresenta nessa página. No exemplo da imagem temos “40e3f1” como senha. Copie esse número para logar no sistema pela primeira vez.
É só clicar no link “log in” e colocar “admin” (obviamente sem as aspinhas) no “username” e no “password” colocar o número que ele gerou. Se por um acaso você o perdeu nesse tempão, abra o e-mail especificado na instalação que lá estará a senha.
Com essa senha estranha em mãos é uma boa idéia mudá-la. Já dentro do sistema, vá em “Users” e preencha os campos “New password” e “Type it one more time” com a sua senha pessoal que você quer definir para o blog, vê se não vai colocar “1234″ ou seu número de celular pra todo mundo descobrir depois.
Acesse www.meusite.com/blog e veja se está lá o post e o comentário de exemplos. Agora é só ir atrás de um tema estiloso, instalar os plugins que você achar interessante e dizer a todo mundo que você é Powered by fuckin’ lovely WordPress. ;)
Também foi criado o Portal WordPress e criei um post com dicas que podem ser seguidas depois da instalação.
Apensar de eu não indicar o uso do WP em português pelo fato da documentação dele ser toda em inglês, no site taijiquan.pro.br você encontra o arquivo de tradução e também as instruções de como configurar para português.
Divirta-se!
Nenhum comentário:
Postar um comentário