Muitos empresários às vezes ficam impossibilitados de gerenciar de forma eficaz seus e-mails, arquivos e agenda. A web 2.0 e as ferramentas de escritório online estão mudando esse cenário. Já podemos ficar mais tempo na rua atendendo nossos clientes e fechando contratos sem ter de voltar correndo para o escritório.
A versão gratuita do serviço brasileiro Aprex está substituindo o Outlook em várias empresas. Os contatos e a agenda passam a ser acessados pela web e elas fatalmente migram para a versão paga.A chegada dos escritórios online, como Aprex, Google Docs e Zoho, abre um novo leque de possibilidades para profissionais autônomos e empresas, principalmente nas pequenas e médias. Com opções pagas ou gratuitas, os novos serviços dão acesso a recursos como processador de texto, planilha, apresentação, agenda, calendário e disco virtual, onde quer que o funcionário esteja. Silenciosamente, também vão substituindo o uso de clássicos como o pacote Office, que ainda não dá sinais de cair na web.
A Grife do Google
De fato, uma das grandes sacadas dos escritórios online está em combinar duas das mais fortes características do trabalho no século 21: a colaboração e o trabalho remoto. Nem sempre a iniciativa de usar ferramentas de compartilhamento parte das equipes de TI. Tanto nas pequenas empresas como em departamentos das grandes, muitas vezes são os funcionários que dão a largada. É uma planilha aqui, um documento ali. Nesse cenário, quem vem brilhando nas telas é o Google Docs, que tem um modelo de uso gratuito. Embora a ferramenta ainda perca pontos pela instabilidade — não é raro ver apresentações, planilhas e textos congelando no monitor —, o uso vai crescendo rápido, inclusive no Brasil.
Quando você adere ao Google Docs para salvar online planilhas eletrônicas de finanças, apresentações e documentos, não precisa mais ficar carregando um bolo de papel. Você abre as planilhas no Google Docs e faz as consultas com dados atualizados. Os documentos e contratos de sua empresa ficam todos arquivados no Google.
Com as planilhas do Google Docs, distribuidores e seus clientes interagem e podem acessar planilhas de preços sempre que precisarem. Chega de ter que enviar tabela sempre que atualiza os preços.
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