Pesquisar no blog

Como instalar o Magento - Loja Virtual - E-Commerce

Uma das formas de ganhar dinheiro na web atualmente é o e-commerce. Desde que o trabalho seja feito com dedicação, responsabilidade, empenho e diversas outras qualidades pertencentes a qualquer bom empreendedor o futuro deste ramo é muito promissor.

Temos diversas ferramentas que podem facilitar nosso trabalho, desde plugins do wordpress que criam automaticamente um carrinho de compras para produtos que anunciemos em nossos blogs/sites que usam esta plataforma, ou então outras mais avançadas, como o VirtueMart, feito para Joomla.

Porém, o que vou tratar aqui neste artigo é a instalação de outra plataforma de e-commerce, amplamente utilizada e divulgada, trata-se do Magento – o e-commerceopensource, ou seja, de código livre.

Ainda não trato de nenhuma personalização ou montagem de loja virtual, por questão do tamanho do artigo, teremos aqui somente a instalação básica da plataforma. Aos poucos daremos continuidade. Aguardo seu feedback através de comentários ou mesmo via twitter: @asfelix.

Antes de iniciarmos a instalação de nosso e-commerce com Magento vamos verificar se nosso servidor cumpre com todos os requisitos de compatibilidade e dependências. Para isso, faça o download do Magento Check, extraia-o na pasta de seu servidor onde será feita a instalação do Magento (no caso deste exemplo estou fazendo na pasta raiz: /var/www ).

Feito isto acessamos http://localhost/magento-check.php e se obtivermos algo como a mensagem abaixo, significa que tudo está ok para prosseguirmos com a instalação:

Congratulations! Your server meets the requirements for Magento.

You have PHP 5.2.0 (or greater)
Safe Mode is off
You have MySQL 4.1.20 (or greater)
You have the curl extension
You have the dom extension
You have the gd extension
You have the hash extension
You have the iconv extension
You have the mcrypt extension
You have the pcre extension
You have the pdo extension
You have the pdo_mysql extension
You have the simplexml extension
Vamos agora baixar o Magento, acessando a Seção de Downloads do site oficial para efetuar o download da versão estável mais atual: Site oficial do Magento

Obs.: No momento em que faço este tutorial a versão estável atual é a: ver 1.4.1.1 – Added July 26, 2010 (Release Notes)

É necessário um breve cadastro no site para efetuar o download.

Descompacte o conteúdo dentro de /var/www e dê permissão 777 nos seguintes arquivos e pastas:

var/.htaccess
app/etc
media
var
Vamos agora acessar http://localhost para dar inicio à instalação propriamente dita:

Nesta primeira tela, basta aceitar os termos e condições após lê-los e prosseguir para a próxima etapa.

Nesta tela selecionamos na seguinte ordem:

Locale: “Português (Brasil) / Portuguese (Brazil)”

Time zone: “E. South America Standard Time (America/Sao_Paulo)” e

Default Currency: “Brazilian Real“.

Uma observação que faço é que em minha instalação foi impossível definir o Locale correto, ao selecioná-lo voltava-se automaticamente ao default, porém as outras duas configurações não tinham o mesmo “sintoma“.


Nesta tela, configuramos o acesso ao Banco de dados que você pode configurar previamente fazendo uso do phpMyAdmin – não abordado neste tutorial.

Nesta tela de configuração, definimos as informações pessoais do administrador de nosso e-commerce ao criarmos a respectiva conta administrativa no Magento.

E pronto, se virem a próxima tela a seguir está confirmado que temos nosso próprio sistema de e-commerce: Magento, instalado em nosso servidor, anote em um local seguro sua encryption key para o caso de vir a precisar dela futuramente – A imagem abaixo está editada justamente para não exibir minha encryption key do magento, mesmo sendo um servidor de testes..

Acesse agora sua loja clicando no botão: Go to Frontend ou pela url: http://localhost . Para acessar a área administrativa, clique em Go to Backend ou pela url:http://localhost/index.php/admin/


http://blog.ffelix.eti.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário