Pesquisar no blog

Design Adequado


O que significa adequado?

O design é uma representação formal e portanto, costuma ser o primeiro ponto de contato entre a pessoa e o produto / serviço / pessoa.

Para que um design seja adequado deve dispor da informação necessária para conhecer ao cliente, mercado, consumidores, produto / serviço.
Com esta informação deve-se realizar os protótipos necessários.
Desenvolver o design final.

Estilos Vs. Adequação

Há designers / consultores / "gurus" que defendem um estilo frente à adequação do design à necessidade.

O estilo seja "neutro", "barroco", "limpo", "alemão", "americano" não passa de um estilo e portanto, não pode ser o ponto de partida para o desenvolvimento do design.

O ponto de partida deve ser o entendimento da necessidade do cliente.

As necessidades do cliente podem depender de uma infinidade de fatores e não se pode generalizar. Cada momento, cada região, cada canal, cada preço, cada consumidor, faz com que a necessidade seja diferente.

A melhor ferramenta que o designer pode demonstrar é a compreensão e o entendimento para poder realizar a solução gráfica.

Design

A adequação do design frente ao estilo faz com que os valores do mesmo sejam algo mais universais e duradouros.

Ou seja, se alguém defende um estilo (neutro, barroco) pode-se ver comprometido pela realidade do ambiente.

Os valores do design com os me sinto identificado costumam ser do estilo:
•Ajuda.
•Cumprimento.
•Duradouro.
•Integração (com as pessoas, sistemas, usuários).
O design deve ajudar às pessoas.
A ajuda pode ser de muitos tipos, pode ajudar às pessoas a ganhar mais dinheiro, a ler com mais facilidade, a navegar mais rápido, a desfrutar o momento.

O design cumpre sua função
O design deve cumprir a função atribuída. O design é uma "utilidade" para chegar a um fim.

Duradouro.
O efêmero nos leva ao consumismo desmedido. Tender a que o design sirva hoje, amanhã, dentro de 10 anos. Esta lição eu levei tempo para aprendê-la.

Integração
Este conceito faz referência a que o design há de se integrar nos processos naturais das pessoas. Não há que criar novos obstáculos, e sim, dotar às pessoas de melhores ferramentas.

Design não é o design gráfico e não é o design industrial

Em muitas conversas cita-se "design" aplicando-o sem muito critério às disciplinas que passam pelo design industrial, gráfico, identidade...

Visto desde fora não há problema, porém, desde dentro é como se falamos de esportes e citamos o futebol, as barras paralelas e a natação como se fossem a mesma coisa. Suponho que uma coisa é ser espectador de sofá e outra é subir em uma barra paralela e dar dois mortais.

Design gráfico. Comunicação
Cor. Forma. Tipografía. Imagens.

Design industrial. Produto.
Processos industriais. Ergonomia. Materiais.

"Design". Processo "criativo".
O processo criativo de resolver um problema pode-se chamar de "design", mas é um termo tão vago que em geral não quer dizer nada.

Buscar soluções sem ataduras

O design deve se adequar à resolução do problema, evitando que um estilo nos condicione uma forma de pensar ou buscar soluções.
Extraído de criarweb.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário