Pesquisar no blog

Arabescos e Folhagens

Construindo um site para um cliente precisei saber como se faz aquelas imagens de folhagens que estão muito em moda.
Achei esta explicação muito útil para os designers, então estou postando aqui:




Arabescos – Elementos ornamentais Publicado em 23 de junho de 2007 , na categoria Elementos e técnicas, Webdesign, atualizados Elementos ornamentais, também chamados de arabescos, vêm sendo usados desde a idade média por tipógrafos e ferreiros, decorando desde de bancos públicos a convites de casamento, e agora, como não poderia deixar de ser, websites.

São elementos belos e realmente podem enriquecer um trabalho quando usado sem exageros. Em alguns casos o projeto pode ser completamente baseado nessas estruturas de contornos florais, linhas onduladas e formas geométricas. Em outros o uso é mais sutil, apenas como elemento decorativo adicionando um toque de sofisticação à página, como no caso do Speakup que usa arabescos num estilo de pixel art apenas para dar peso à alguns elementos reforçando a hierarquia do local.


Um dos melhores jeitos de decidir quando e como usar ornamentos é realmente experimentando. Isso naturalmente desafia o tempo de desenvolvimento, mas os resultados finais pode ser realmente impressionantes.

Em alguns casos, como era de se esperar, esses elementos são usados para reforçar um conceito como é o caso do Resist to day que usa ornamentos para remeter o visitante à uma espécie de “idade do ferro”.

Elementos ornamentais são o tipo de coisa que vira-e-mexe volta a moda, mas que nunca é descartado completamente. Essa arte sempre foi bela, e sempre terá lugar garantido nas artes visuais.

O que eu considero realmente surpreendente é quando o designer consegue usá-los em formas suaves e modernas. Isso prova que esse estilo não é belo somente quando aplicado em um fundo vitoriano, mórbido e umbral. Arabescos podem ser elementos modernos e elegantes.

Um ótimo exemplo disso é Tub atomic. O site poderia facilmente ter caído no básico, mas usando bem os elementos ornamentais o layout ganhou um diferencial. E a forma como fizeram isso é muito exclusiva. Principalmente pelo uso da cor preta no fundo evitando as conotações de marrom tão usuais nesses modelos. E o logo da agência ajuda conferindo um ar moderno “quase pixel”.

Um outro site muito interessante é o Brain food. Ele transmite alegria. Nesse caso dois elementos dão claramente ao projeto uma sensação de frescor: a paleta de cores e e o ar de modernidade que este site tem. É um daqueles que eu gostaria de ter feito.

Tecnicamente…

Existem dois tipos de arte arabesca.

No primeiro modo, cada repetição de forma geométrica tem um simbolismo atribuído. Por exemplo, o quadrado, com seus quatro lados iguais, é símbolo dos elementos igualmente importantes de natureza: terra, ar, fogo e água. Sem qualquer um dos quatro, o mundo físico, representado por um círculo que envolve o quadrado, cairia sobre si e deixaria de existir. Esse estilo tem sua origem nas crenças islâmicas conforme explico mais abaixo.

O segundo modo é baseado na natureza fluente de formas de plantas, folhagens e curvas. Este modo lembra a natureza feminina de dar vida. Surgiu basicamente na Europa, de um processo de distorção do formato original.

Alguns estudiosos acreditam que exista ainda um terceiro tipo: a caligrafia Arábica. Isso porque essa escrita, em sua essência e forma é uma expressão visível da arte mais elevada de todas: a arte da Palavra.

No Islamismo
Esse conjunto de formas, também conhecido como “moresque”, é usado geralmente para decorar paredes de mesquitas. É, originalmente, uma aplicação elaborada e harmoniosa da repetição de formas geométricas e folhagens.

constituem um padrão infinito que se estende além do mundo material visível. Para muitos simboliza o infinito sem centro e, conseqüentemente, a natureza da criação do Deus Allah. Além disso a arte islâmica do arabesco inspirou a iconografia da arte cristã. Aos Muçulmanos, o Arabesco é simbólico de sua fé unida e a forma que culturas Islâmicas tradicionais vêem o mundo.

O arabesco é antes de tudo misticismo, ciência e deve ser matematicamente preciso. Acredita-se que todas as formas de arabesco são criações divinas e que o homem pode ocasionalmente descobri-las, mas essas formas existiram sempre como parte da criação de Deus.

No Ocidente

A arte arabesca é basicamente uma série de formas repetidas que ocasionalmente são acompanhas de caligrafia.

Apesar da presença muçulmana na Espanha, o termo “arabesco” se introduziu no Oriente graças as relações comerciais entre Veneza e o Oriente Médio durante o Renascimento.

Os primeiros vestígios dessa arte na Europa datam de 1308 em quadros de Duccio, em Sienna, porém só se difundiu realmente no séc. XV através do trabalho dos Venezianos Cima da Conegliano (1460-1465), Vittore Carpaccio (1525-1526) e Palma Vecchio. A partir desse período encontramos arabescos em ilustrações aplicadas sobre encadernações, também sobre louça, bordados em toalhas e decorando objetos de metal.

Arabescos também foram utilizados na França em livros destinados ao Rei Louis XII (1510) e o primeiro livro inteiramente decorado com arabescos é do florentino Francesco Pellegrino (1530), sendo depois aplicados por editores de Lião e Paris.

Em seguida, na Alemanha e na Inglaterra, foram publicados livros de modelos de arabescos em parte copiados dos elementos italianos.

No séc XVIII uma confusão se instala por causa de formas grotescas, baseadas em formas humanas e de animais que não eram permitidas no original baseado no Islamismo, e isso desviou um pouco o uso da palavra arabesco, assim, em alguns livros, desenhos de alunos de Raphael são descritos como arabescos.

Nos sécs. XIX e XX, o nome arabesco passou a ser usado para determinar todo e qualquer jogo de linhas e é recomendado o uso da palavra “moresque” quando se fizer alusão à arte dos padrões de origem islâmica.

Finalizando
Tenho certeza que vocês considerarão os exemplos a seguir realmente adoráveis e de muito bom gosto, pois é isso que os arabescos sugerem, são elementos ricos em história e significado.

Exemplo de site feito totalmente com o uso de arabescos:
Sandálias Havaianas

Nenhum comentário:

Postar um comentário